Blog dedicado à melhor banda de todos os tempos!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Sobre o álbum "Bounce"

Artigo do site oficial



Falaremos sobre Bounce, o oitavo disco do grupo de New Jersey gravado em estúdio com músicas inéditas.

Lançado em 8 de outubro de 2002 pela Island Records, produzido por Lucas Ebbin, Jon Bon Jovi e Richie Sambora, Bounce alcançou rapidamente uma boa vendagem nos EUA e quase o topo da Billboard, chegando ao segundo lugar nas paradas norte-americanas (segundo Wikipédia).

Um de seus marketings de venda, segundo Jon Bon Jovi, era de que o álbum foi fortemente inspirado nos atentados de 11 de Setembro. Ai que está o problema, onde? Em Undivided? Em Everyday? Sim, existe uma relação aceitável. Em Open All Night? Joey? Misunderstood? E as outras 7 musicas? Não há nenhuma.

Então, porque dizer que para produzir o disco foi usado como inspiração um atentado quando apenas duas musicas lembram o fato? Simples, uma ocorrência de magnitude mundial não poderia passar em branco pelos nossos caros artistas. Estes atentados mobilizam o mundo inteiro, isto cria uma curiosidade nas pessoas sobre tudo que esta relacionado a isso. Penso que até quem não é fã de verdade comprou só pra saber o conteúdo do disco, mais do que a musica em si.

Algumas pessoas podem contestar, mas há argumentos para comprovar a tese. Por exemplo, fora a turnê do próprio álbum, quantas vezes as músicas de Bounce foram tocadas pela banda? Em The Circle, somente Open All Night foi reproduzido uma unica vez. Onde estão as mais hards na playlist dos shows como Hook me Up e Bounce?

Como um disco lançado neste século, por conseqüência ainda muito recente, suas músicas são muito preteridas pela banda nos shows. Muitas teriam espaço, principalmente nesta turnê, porém, ao meu ver, são ignoradas e deixadas de lado em prol das clássicas.

Mudando de assunto, vimos no post “Grandes Injustiçadas, as musicas ‘B-Side’” que o disco possui muitas demos de alta qualidade fora da lista principal, como Alive, Luck, Standing e Another Reason To Believe (como estas ficaram de fora?). Talvez seja o disco que, infelizmente, mais contenham músicas deste tipo. Todavia as que são consideradas “oficiais” não são ruins, pelo contrario, em termos de conteúdo e arranjo, é um álbum muito bom. Ela não tem um equilíbrio quando o assunto é o tipo da música em si. São algumas com uma pegada bem hard junto a varias lentas e românticas. Também por isso leva tantas criticas ao longo de sua história e talvez não seja tão bem reconhecido como deveria.

Bounce marcou em alguns fatores para nós brasileiros (como as músicas demos, também injustiçados e excluídos pela banda), a presença deles em um show no Garden Hall, Rio de Janeiro, depois de 7 anos desde sua última vinda (São Paulo em 1995), e também o fato de fazer parte da trilha sonora de uma novela global com o hit Misunderstood.



Fonte: http://www.bonjovibrasil.com.br/site/index.php/2010/06/stand-up-shout-it-out-bounce-2/#more-666

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você