Blog dedicado à melhor banda de todos os tempos!

domingo, 7 de novembro de 2010

Onde você estaria sem Desmond Child?


Se você tem pouco tempo que escuta Bon Jovi ou nunca se interessou por nada além do que vem por trás de cada musica da banda então, provavelmente, nunca ouviu falar sobre Desmond Child. Com certeza existem fãs de um longo período lendo esse artigo e que sabem de quem eu estou falando. Este cara simplesmente salvou a banda do fracasso e os pôs no topo do mundo.


A função dele no Bon Jovi é tão importante quanto a do Jon nos vocais, ou a do Richie na guitarra, Tico na bateria, David Bryan nos teclados. É um dos compositores mais importantes da banda atual e historicamente e, desde Slippery When Wet, vem tendo seu nome nos créditos da maioria das composições. E não são quaisquer composições, a maior parte foram e são as mais significativas para o grupo.


Essa relação Bon Jovi e Child começou devido à necessidade da banda de evoluir musicalmente depois do lançamento de um bom primeiro disco e um erro chamado 7800° Fahrenheit. O álbum, que tinha a intenção de estourar o Bon Jovi mundialmente, acabou causando uma grande decepção, as consequência foram baixas vendas e uma desconfiança que o grupo poderia ser só “fogo de palha”. Apesar de não ser um disco totalmente ruim, não era isso que os fãs e os críticos esperavam de uma banda promissora.


Porém, passar por essa época conturbada foi um fator decisivo pra banda. O Bon Jovi continuava fazendo apresentações pelos EUA, acompanhava e abria shows de bandas importantes como Scorpions e o KISS. E foi esta última que salvou a pele dos garotos de Nova Jersey. Paul Stanley e Gene Simmons eram amigos e admiradores do Bon Jovi, e tanto que, depois do lançamento de Slippery When Wet, basearem-se nesse trabalho para lançarem mais um álbum do KISS, Hot In The Shade, em 1989 (Paul teria declarado que a faixa Silver Spoon seria totalmente inspirado em Livin On a Prayer). Eles, por experiência própria sabendo como é difícil começar uma banda e ter de lidar com críticas, foram sensatos e recomendaram a Jon um compositor que trabalhou em vários trabalhos com eles, Desmond Child (criaram clássicos como I Was Made for Lovin’ You, Heaven’s On Fire e a balada Reason To Live).


Essa parceria criou um dos maiores espetáculos do Rock and Roll, Slippery When Wet. Das três músicas que o trio Jon, Sambora e Child comporam, dois são considerados um dos maiores clássicos do rock (Livin’ on a Prayer e You Give Love a Bad Name). Bon Jovi decolou alcançando primeiro lugar na Billboard (e de forma consecutiva com New Jersey) os tornando mundialmente famosos, o que não teria acontecido se insistissem na fórmula anterior.


Esse trio deu tão certo que Jon nunca mais separou-se de Child. Escrevam músicas como Edge of a Broken Heart, Blood On Blood, Bad Medicine, Born To Be My Baby, Keep The Faith, Someday I’ll Be Saturday Night, One wild night, Misunderstood, Dirty little secret (este incluindo Jhon Shanks, outro grande compositor), (You Want To) Make A Memory, etc. O álbum The Circle contém quatro músicas com esse trio nos créditos.


Por isso, meus amigos, não pensem que Jon é o único gênio por trás das letras das músicas, existem pessoas pelo ” backstage” os quais fazem a diferença, sem elas talvez você nem soubesse quem é Jon Bon Jovi ou o que foi a sua banda (se tivesse durado depois do segundo álbum). E se você é um grande fã do Bon Jovi agradeça sempre também à genialidade de Desmond Child, que contribuiu muito para a banda se tornar o que é hoje em dia.


Curiosidades:
Jon Bon Jovi, Cher, Desmond Child e Steven Tyler
Desmond Child, originado de Miami nos EUA, vendeu mais de 300 milhões de discos com suas composições, trabalhando com artistas consagrados, além do KISS e Bon Jovi, como Alice Cooper, Aerosmith, Cher, Kelly Clarkson, Scorpions, etc.


Um dos maiores sucessos do Aerosmith, Crazy, é obra também de Desmond Child.


A relação Bon Jovi e KISS atualmente é muito obscura, nunca vi nada relacionando as duas bandas, acho estranho pela relação que tinham, talvez alguma coisa tenha acontecido até porque o último trabalho de Child no KISS foi no álbum Hot In the Shade (este marcou como o último álbum de um dos melhores bateristas que ouvi tocar, que acabou falecendo de um câncer no coração, Eric Carr).


Gostaria de destacar mais uma vez grandes compositores chamados Jhon Shanks, Billy Falcon, e outros, que foram fundamentais para continuação do sucesso que foi, e é, o Bon Jovi.


Também não posso esquecer-me do gênio chamado Richie Sambora que está sempre nos créditos com Jon (a excessão de Always, música mais expressiva sem Richie).


A canção 'She Don't Know Me' é a única dentre todos os álbuns que não possui o nome do Jon Bon Jovi nos créditos, este mérito foi para Mark Avsec (acho que, atualmente, o Jon nem deve fazer muita questão dessa música).


Fonte: Blog - Bon Jovi Faces / Bon Jovi Brasil

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você